Livros, cursos e serviços especializados em prol do desenvolvimento da neurologia veterinária
Eventos
Simpósios Internacionais 2021 ABNV (Curitiba – PR)
Os simpósios organizados pela ABNV possuem preços diferenciados para associados. Clique aqui e torne-se um associado.
Livros
Neurologia canina e felina: guia prático
O principal livro de neurologia canina e felina possui tradução para o português: Neurologia canina e felina: guia prático. Os organizadores dessa obra são dois especialistas de renome internacional: Curtis Wells Dewey e Ronaldo Casimiro da Costa.
Curtis Wells Dewey
• DVM, MS • Diplomado pelo ACVS e pelo ACVIM (neurologia).
• Professor Associado e Chefe da Seção de Neurologia/Neurocirurgia da Cornell University
O Dr. Dewey foi professor de neurologia na Texas A&M University (1995-2001) e neurologista do Hospital Veterinário Long Island Veterinary Specialists (2001-2006) antes de retornar para a Cornell University como professor e chefe do serviço de neurologia e neurocirurgia.
Além de ser autor e coautor de inúmeros artigos científicos e muitos capítulos de livros é palestrante reconhecido nacional e internacionalmente. É membro do conselho editorial de uma série de revistas veterinárias (Veterinary Surgery, Journal of the American Animal Hospital Association, Compendium on Continuing Education for the Practicing Veterinarian) e revisor ad hoc de muitos outros periódicos.
O Dr. Dewey foi membro do Residency Training Committee do ACVIM-Neurologia (2005-2008; presidente do comitê de 2007-2008) e da Taskforce on Neurosurgical Training of Neurology Residents do ACVIM (2004-2010; presidente do comitê de 2007-2010). Além disso, o Dr. Dewey é consultor da VIN (Veterinary Information Network) desde 2004. Também atende regularmente no Hospital Long Island Veterinary Specialists e no Veterinary Specialists & Emergency Service de Rochester. É membro não só do Conselho Diretivo da New York Veterinary Foundation desde 2008, mas também do AVMA e VECCS (Veterinary Emergency and Critical Care Society).
As principais áreas de pesquisa do Dr. Dewey incluem novas terapias anticonvulsivantes e o tratamento cirúrgico de distúrbios encefálicos congênitos. Recentemente, o Dr. Dewey recebeu um prêmio de grande prestígio, o ACVECC (American College of Veterinary Emergency and Critical Care) Jack Mara Scientific Achievement da Hills de 2014.
Ronaldo Casimiro da Costa
• MV, MSc, PhD
• Diplomado pelo ACVIM (neurologia)
• Professor Titular e Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária da The Ohio State University
Antes de assumir o serviço de neurologia e neurocirurgia na The Ohio State University em 2008, o Dr. Ronaldo foi professor na Universidade Federal do Paraná (Campus Palotina) de 1997-2008, a mesma universidade onde ele se formou em medicina veterinária.
Depois disso, o Dr. Ronaldo obteve o título de mestre em cirurgia pela Universidade Federal de Santa Maria e, posteriormente, fez sua residência em neurologia e neurocirurgia e PhD no Ontario Veterinary College, University of Guelph no Canadá. Além de ser autor e coautor de dezenas de artigos científicos e diversos capítulos em livros de referência, ele também foi editor convidado da Veterinary Clinics of North America Small Animal Practice sobre doenças da coluna vertebral e medula espinhal.
O Dr. Ronaldo tem uma atuação profissional ativa, servindo a profissão como membro do ACVIM, AVMA e outras associações internacionais. É presidenteatual e fundador da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária. Ele lidera um serviço clínico muito ativo e também é coordenador de um programa multidisciplinar de pesquisa que investiga várias doenças medulares, principalmente a síndrome de Wobbler. Ao longo de sua carreira, ele recebeu mais de 30 prêmios por excelência acadêmica em pesquisa e em ensino.
O Dr. Ronaldo é conferencista frequente em congressos tanto nacionais como internacionais e tem um imenso prazer em ensinar. Ele foi condecorado com 11 prêmios de excelência didática, incluindo o Pfizer Norden Excellence in Teaching Award (a premiação máxima em ensino universitário nos EUA) e recebeu por duas vezes o prêmio por Excelência Didática na Pós-graduação na Ohio State University. O Dr. Ronaldo também teve a honra de ser finalista de seleção do prêmio de melhor professor de medicina veterinária dos EUA.
Neuroanatomia funcional em medicina veterinária com correlações clínicas
Outro livro de grande destaque na literatura nacional é Neuroanatomia funcional em medicina veterinária com correlações clínicas, de Irvênia Prada. Obra de quase 600 páginas, escrita na íntegra pela especialista. Trata-se de pesquisadora que galgou todos os degraus da carreira acadêmica e recebeu o título de professora emérita. Toda a obra é extremamente didática, proporcionando o entendimento e a compreensão da neuroanatomia funcional. Também contém capítulo específico que trata da correlação entre o surgimento de alguns sintomas neurológicos e o comprometimento de determinadas estruturas encefálicas, oferecendo aos médicos veterinários que se dedicam à neurologia importantes subsídios para o entendimento de variados processos nosológicos. Destaca-se também o capítulo Neuroanatomia da interação cérebro-mente, que, além de referir as bases neurais dessa relação, transcende para uma visão filosófica ao considerar a imperativa necessidade de enxergarmos os animais como seres sencientes. Trata-se de um livro absolutamente inédito em âmbito nacional e muito provavelmente também no cenário internacional. Sua publicação vem atender à forte demanda de alunos de graduação, de pós-graduação e de veterinários clínicos por informações relativas a aspectos morfológicos e funcionais do sistema nervoso dos animais.
Especialização
Instituto Bioethicus
Curso de Pós Graduação Lato Sensu em Neurologia Veterinária
Diagnóstico
A primeira ressonância magnética (RM) veterinária de alto campo no Brasil foi inaugurada recentemente no Estado do Rio de Janeiro, no CRV Imagem. Consiste em uma ferramenta de imagem avançada que utiliza campos magnéticos e pulsos de radiofrequência que interagem com o paciente para formar imagens em alta definição. Através dela os diagnósticos se tornam mais precisos e rápidos, pois detectam doenças nos estágios iniciais, o que oferece ao paciente um tratamento muito mais eficaz.
A principal vantagem da Ressonância Magnética em relação à Tomografia Computadorizada é que não utiliza radiação ionizante. Além disso, é capaz de coletar imagens em multiplanos. Outra grande vantagem é que as imagens captadas pela ressonância magnética retrata a anatomia com mais detalhes e é mais sensível e específica para anormalidades dentro do cérebro.