Acupuntura, fitoterapia, homeopatia e ozonioterapia são as especialidades mais comuns na medicina veterinária integrativa.
Na medicina humana, desde maio de 2006, a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) do Sistema Único de Saúde (SUS) foi regulamentada pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria n. 371. Ela contempla a medicina tradicional chinesa (fitoterapia, acupuntura e auriculoterapia), a homeopatia, a medicina antroposófica, o termalismo, a arteterapia, a meditação, a musicoterapia, a naturopatia, a osteopatia, a quiropraxia, o reiki, a terapia comunitária, a biodança, a ioga, a medicina ayurveda, a reflexoterapia e a shantala.
Acupuntura veterinária
Em 1999 foi criada a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária (Abravet) – http://abravet.com.br. Fazem parte de seus objetivos: • reunir e congregar os médicos veterinários acupunturistas do Brasil, promovendo o aprimoramento, a união e o intercâmbio e apoiando-os nas questões científicas, éticas, sociais, econômicas e jurídicas; • organizar e promover eventos de caráter científico e social na área de acupuntura veterinária; • desenvolver e divulgar a acupuntura, e contribuir para o aperfeiçoamento técnico e cultural de seus membros e demais profissionais interessados. Em 2013, após mais de uma década de trabalho associativo, a Abravet foi reconhecida como afiliada à International Veterinary Acupuncture Society (IVAS) e, assim, passou a participar da diretoria e do comitê educacional da IVAS, e a ter seus cursos reconhecidos por ela. Em 14 de fevereiro de 2014, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) habilitou a Abravet a conceder o título de especialista em acupuntura veterinária, por meio da Resolução n. 1.051.
Implante de ouro
Uma técnica cada vez mais popular em centros de reabilitação é o implante de ouro em cães com displasia coxofemoral. Os implantes são feitos em pontos de acupuntura . Saiba mais.
Fitoterapia veterinária
Uma das principais referências em fitoterapia na medicina veterinária é o prof. Steve Marsden, que divide com Susan Wynn, a autoria do livro Manual of Veterinary Natural Medicine. Esse livro foi um marco para o desenvolvimento da especialidade e referêcia para os estudiosos no assunto. Cursos de especialização em fitoterapia chinesa e a fácil aquisição de fitoterápico pela internet vem contribuindo para o aumento das prescrições. Para a garantia do consumidor, a fabricação e a comercialização de produtos da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) estão sob a regulamentação da RESOLUÇÃO – RDC Nº 21, DE 25 DE ABRIL DE 2014
Ozonioterapia
O ozônio (O3) é um gás bastante reativo e altamente instável, ou seja, logo se recompõe a oxigênio (O2). É um dos oxidantes naturais mais potentes, e também um poderoso germicida. Essas características conferem ao ozônio uma gama de aplicações: pode ser utilizado tanto em medicina como em processos industriais, tratamento de águas, alimentos, gases, efluentes e também como agente clareador/branqueador. A ozonioterapia médica é utilizada desde o século XIX. Os estudos iniciais foram desenvolvidos na Alemanha, e sua utilização era direcionada para combater a ação de bactérias e germes na pele humana. Durante a I Guerra Mundial (1914-1918) médicos alemães e ingleses utilizaram o ozônio para o tratamento de feridas em soldados.
Na medicina veterinária a ozonioterapia está regulamentada desde 2020, através da resolução n. 1364.
Na área da saúde como um todo, a ozonioterapia também passou por regulamentação através da Lei nº 14.648, sancionada em 04 de agosto de 2023, que autoriza a ozonioterapia como tratamento complementar.
Reabilitação animal através da acupuntura, fitoterapia chinesa, ozonioterapia e outras técnicas integrativas.
A Integrativa Vet Brasil surgiu com o objetivo de prestar atendimento a tutores que buscam a medicina veterinária integrativa. Principalmente, para reabilitação funcional, controle da dor ou harmonização de síndromes digestivas. Nossos serviços são realizados com hora marcada em clínicas veterinárias parceiras ou no próprio domicílio do paciente.
_____________________________________________________________________
Livros técnicos e atualização profissional
Com o objetivo de promover a divulgação do conhecimento técnico-científico, a Integrativa Vet Brasil também está ligada à edição e distribuição de publicações técnico-científicas relacionadas à medicina veterinária integrativa e à saúde coletiva. Além disso, também tem foco na divulgação de eventos especializados do setor.
Corpo editorial
O segmento editorial da Integrativa Vet Brasil possui no seu corpo editorial os seguintes profissionais:
- Arthur de Vascoscelos Paes Barretto, médico veterinário graduado pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo;
- Silvia Rosenberg Aratangy, médica veterinária graduada pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnica da Universidade de São Paulo, com mestrado e doutorado na mesma instituição.